Com posição de destaque em um mercado pulverizado, a Rovensa Next anuncia a incorporação do portfólio Cosmocel no Brasil. O processo inicia com Biocel, Barrier e Cosmocal, expandindo-se, gradualmente, para as demais linhas de produtos. Os diretores preveem que a operação deve ser concluída até o mês de junho.
Sediada no México e adquirida em 2022, a Cosmocel completou 65 anos de atuação em 2025, mas a marca está presente nos cultivos brasileiros há mais de duas décadas. Biofertilizantes, bioestimulantes e biodefensivos são os principais destaques do catálogo da Cosmocel.
“Vejo que essa integração vai deixar o portfólio da Rovensa Next mais robusto, principalmente pelo nosso know-hall no mercado de hortifrúti, onde a empresa deseja crescer participação, além da possibilidade de ingressar no setor de fertirrigação. Também há planos de expansão para novos segmentos”, antecipa André Carminatti, coordenador comercial da Cosmocel Brasil.
Segundo ele, é o caso de Biocel, um bioestimulante bastante difundido nos cultivos de HF e com excelente potencial na produção de cereais. “Os produtores buscam melhor arquitetura de planta e maior produtividade. É exatamente isso que o Biocel proporciona”, aponta Carminatti.
O mesmo acontece com Barrier, outro carro-chefe sendo testado no fortalecimento da planta contra pragas e patógenos em grandes culturas. Ainda é cedo para uma lista completa, todavia, o coordenador comercial enxerga muitas possibilidades, pela sinergia existente entre as duas companhias. Carminatti observa que boa parte dos produtos não conflitam com aqueles, hoje, existentes na Rovensa Next.
Isso porque a tecnologia da empresa mexicana é baseada em moléculas organominerais exclusivas. “Os macros e micronutrientes e os compostos orgânicos presentes nos produtos Cosmocel passam por processos de fermentação, realizados a partir de atividade biológica, para criar uma molécula única e de fácil assimilação”, explica Pedro Dziuba, coordenador técnico da Cosmocel Brasil.
Do mesmo modo, respondem, assim como preconiza a Rovensa Next, ao apelo global de sustentabilidade. “Uma fonte comum de cálcio, como o calcário, por exemplo, vai ter um baixo aproveitamento do elemento, nas melhores condições possíveis. Já o cálcio presente no Cosmocal é totalmente absorvido pela planta”, compara Dziuba.
Para o especialista, os benefícios gerados extrapolam para o social, pois a aplicação maciça de adubos está levando a um excesso de sais no solo. Além de atrapalhar o próprio desenvolvimento da lavoura, pode contaminar os lençóis freáticos e nascentes, como já acontece com alguns elementos.
Os produtos Cosmocel
Biocel é um bioestimulante que potencializa todas as etapas de desenvolvimento das culturas. Barrier é uma molécula desenvolvida para fortalecer o processo natural de defesa das plantas contra patógenos e aumentar o tempo de prateleira, armazenamento e transporte dos alimentos. Por fim, o Cosmocal é uma molécula de cálcio de alta concentração, facilmente assimilável pelas plantas e livre de nitrogênio, outra exclusividade da Cosmocel.